sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ALTERIDADE


A alteridade é um termo que vem sendo usado há pouco tempo, mas é uma postura que tem sido aconselhada pelos espíritos de luz, desde a codificação elaborada por Kardec. Entretanto vivenciar o valor da alteridade não significa deixar de discutir, debater, questionar. A discussão, o debate e o questionamento são saudáveis quando se respeita o outro e a sua maneira de ser e de pensar.
A alteridade nos leva a ver todos com bons olhos, lembrando as palavras de Jesus: “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas.” (Mateus 6:22 e 23)
A pessoa que vivencia a alteridade é mais fraterna em todos os sentidos, deixando de criticar, julgar, agredir... E esse tipo de atitudes deixa o ser em paz consigo mesmo, com a humanidade, com a vida. As posturas de julgamento e crítica geralmente denotam uma idéia de superioridade, porque ao criticarmos o outro estamos querendo diminuí-lo, para que a nossa “grandeza” fique mais visível. Com tais atitudes, que têm como combustível o orgulho e a vaidade, estamos enviando uma vibração negativa ao objeto da nossa crítica, seja ele uma pessoa ou uma instituição.

Desenvolvendo a alteridade, respeitando a maneira de ser dos outros em seus erros, equívocos e até mesmo em suas maldades, consideramos que todos somos seres em diferentes faixas evolutivas.

““Onde houver duas ou mais pessoas reunidas... ali estará o conflito. Cabe a nós aprender a administrar os conflitos interpessoais e isto só será possível se tivermos alteridade.”( Wanderley S. Oliveira)

Nenhum comentário: